Reservatório desativado vira museu

Com 127 anos de história o antigo reservatório de água de Cuiabá que fica localizado na Rua Comandante Costa no Bairro Centro, foi restaurado e abriga hoje o Museu da Caixa D’água Velha. Oferece exposições de diversos artistas e já recebeu em torno de 50.000 pessoas em dois anos de inauguração, é o que conta a turismóloga Maria Elizabete, atendente do museu.

O Museu da Caixa d’água Velha começou a ser construído na década de 70, mais precisamente em 1880 pelo comando do Coronel José Maria de Alencastro e foi entregue a população em 1882. Foi erguido com pedras cangas e sustentado com cal virgem, areia e estrume de gado, possui ogivas e arcos romanos em sua estrutura.

A água que abastecia o reservatório vinha do rio Cuiabá, e de lá distribuída por gravidade para pontos estratégicos da cidade, como no Chafariz da Praça Bispo Dom José e Chafariz da Praça Ipiranga. Tinha a capacidade de armazenar um milhão e duzentos mil litros de água.

Antes de ser restaurado abrigou a Rádio a voz d’oeste. O processo de restauração foi o de raspagens, preservando ao máximo sua estrutura.

O museu começou seu atendimento ao público no dia 19 de outubro de 2007, funciona das 09 às 12 e das 14 às 18, de segunda á sexta, e nos finais de semana das 10 às 12 e das 13 às 17 com contribuição de 2,00 reais por visitante, estudante paga meia entrada, e crianças de até cinco anos não pagam entrada, sendo que na quinta-feira a entrada é gratuita. O passeio conta com o acompanhamento da guia Maria Elizabete, turismóloga.

Por: Carlas Amorim

0 comentários:

Postar um comentário