Palácio da Instrução: Biblioteca Estevão de Mendonça


Quem anda pelo Centro de Cuiabá, seja a trabalho ou a passeio, sempre se depara com o belo e imponente prédio do Palácio da Instrução, mas você sabe o que já funcionou lá? E o que é atualmente?



Edenise Lima dos Santos tem 54 anos, é historiadora e trabalha na biblioteca pela Secretaria de Estado de Cultura. Ela conta como é trabalhar num patrimônio histórico de Mato Grosso, confira.



“Eu estou aqui na biblioteca desde a criação desta sala que trabalho, sala Literatura mato-grossense, trabalho pro Estado faz uns 20 anos. Tem sido muito gratificante tudo isso que eu faço. Aqui na biblioteca eu não ajudo só os outros a aprender, eu também acabo aprendendo, pois a cada livro que chega eu leio para poder passar e ajudar os outros no pouco que sei. Um dia chegou um moço aqui, todo arrumado e me chamou pelo nome, mas e eu nem o reconheci, e ele disse: “Não esta lembrada de mim? Vim trazer meu diploma de medicina para a senhora ver.” Ah! Isso foi demais, é muito gratificante, nos dá uma força para continuar.”

A Biblioteca Pública Estadual Estevão Mendonça foi criada para apoiar o ensino e conservar as tradições históricas do Estado e ao longo do tempo foi progredindo e se adaptando ao crescimento da cidade e do seu acervo. Em 2004, como parte da política do Governo Blairo Maggi de modernização do Estado e de suas Instituições, a Biblioteca foi totalmente revitalizada com modernos serviços, equipamentos e novos acervos. Instalada nas dependências do Palácio, o acervo da Biblioteca é dividido nas salas de acordo com os temas. Atualmente a Biblioteca Pública conta com um acervo de cerca de 35 mil livros. São obras técnicas, clássicas, didáticas, escolares e profissionalizantes. Além dos acervos, a biblioteca possui salas com oficinas, que são abertas para o público em geral.

Na biblioteca tem diversasa salas como a Sala Literatura Mato-grossense, Sala de Periódicos,  Sala Estudo de Pesquisa,  Sala Ateliê etc. 

LivreBraille – A biblioteca tem um acervo Braille que funciona desde 1987, e é coordenado pelo funcionário Manoel Pinto Moraes. Ele atende o público com informações e orientações especializadas, além de ministrar periodicamente cursos de Braille e Sorobã (instrumento de cálculo). Além de obras impressas e máquinas de escrever em Braille, o acervo conta com obras literárias e clássicos em CD, como: “Vida e Morte Severina” e “A Moreninha”, Geografia da América, História Geral – descobrimento da Índia, Bíblia Sagrada – Antigo Testamento, Código Penal e Constituição de 1988.

A biblioteca participa do projeto “Mato Grosso Ação Digital”, que tem uma parceria da Setecs (Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Cidadania), SEC (Secretaria de Estado de Cultura) e MT Fomento. O acesso a internet é gratuito nos 10 computadores, com a orientação de monitores habilitados na área de informática. A biblioteca possui ainda, um auditório com 44 lugares, telão, mesa de conferência, equipamento de som, data show, ar-condicionado, TV, vídeo e equipamentos para videoconferências virtuais. É um lugar ideal para realização de palestras, cursos e eventos empresariais.




Por Wesllen Ortiz

0 comentários:

Postar um comentário