
As unidades de conservação são espaços ambientais com características naturais relevantes, legalmente instituídas pelo poder público com objetivo de conservação. Possuem limites definidos e existem sob um regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção ambiental.
São reservas extrativistas, reservas biológicas, estações ecológicas, estradas, parques, entre outras. os espaços de conservação estão divididos em dois importantes grupos: as unidades de proteção integral e as unidades de uso sustentável.
Há também as unidades de uso sustentável. Nelas é permitido que as pessoas habitem desde que haja regras e restrições a fim de conservar a natureza. Nesse grupo encontram-se áreas de proteção ambiental de importante interesse ecológico, florestas, reservas extrativistas e também reservas particulares do patrimônio natural.

O Parque Nacional do Pantanal Matogrossense - é a maior unidade de conservação em área alagada do continente americano, com 136.028 hectares. Criado em 1981, com a incorporação da área da antiga reserva biológica do cara-cará, essa unidade resguarda parte representativa do ecossistema pantaneiro, com extensas áreas inundadas, lagoas e riachos.

Uma das mais conhecidas atrações turísticas do estado também é uma unidade de conservação. Estou falando do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães que tem uma área de 32.776 hectares, além de área fundamental para a conservação da biodiversidade.
Por: Carlas Amorim
2 comentários:
Oi Carla, quantas UCs existem na região noroeste do Mato grosso?
n consegui achar o q eu queria achei q ia falar algumas areas de preservação
Postar um comentário